top of page
  • Foto do escritori9 Academia

Hábitos à mesa: os prejuízos de mastigar pouco e comer rápido


Neste mês de outubro, uma missão especial da i9 Academia é estimular a reflexão sobre o comedimento. O tema, um dos pilares do programa de longevidade saudável i9 elements, atenta para exageros – sobretudo aqueles cometidos à mesa. Porém, diferentemente de dieta ou restrição alimentar, o comedimento está relacionado a uma alimentação mais tranquila. Ou seja, ao ato de comer mais devagar, apreciando os sabores e texturas de tudo que você consome. Afinal, não são apenas as calorias, mas, principalmente, os seus hábitos que interferem nas mudanças do corpo. Aliás, comer rápido, mastigar pouco, beber líquidos e até falar durante as refeições são atos geralmente prejudiciais à digestão.

De acordo com os especialistas, quanto mais mastigado o alimento, mais enzimas digestivas aderem à sua superfície. Consequentemente, a digestão fica mais fácil e rápida. De outro modo, quando o alimento é pouco mastigado e logo engolido, as enzimas perdem sua função. Como resultado, o estômago fica sobrecarregado, pois recebe os pedaços do alimento praticamente inteiros. Outros prejuízos da pouca mastigação são a baixa absorção de nutrientes, azia, refluxo e sonolência após as refeições. Afinal, engolir pedaços grandes força o estômago a realizar maior esforço para digerir o alimento, ocasionando os referidos transtornos.

Além disso, o ato de comer rápido e mastigar pouco gera ainda mais vontade de consumir alimentos. Isso ocorre porque o cérebro “não tem tempo” de perceber que já está satisfeito. Já quem consegue mastigar devagar obtém uma sensação de saciedade maior e mais rápida. Com isso, acaba consumindo quantidades menores do que as pessoas que estão habituadas a comer rápido.

PRATIQUE OS HÁBITOS DO COMEDIMENTO

Para aumentar sua saciedade, experimente partir o alimento em pedaços menores. Além disso, tente comer mais devagar. Para isso, a dica é, entre uma garfada e outra, repousar seus talheres no prato. Mastigando mais vezes, você também consegue prestar a devida atenção ao sabor e à textura dos alimentos, apreciando-os melhor. Evite fazer suas refeições com pressa e dedique esse tempo para você!

Foto: iStock/nortonrsx

4 visualizações0 comentário
bottom of page