top of page
  • Foto do escritori9 Academia

Abril é o mês da Dose Certa na i9 Academia


Como já vimos aqui, treino forte e álcool  em excesso não combinam. No entanto, com moderação, o consumo de algumas bebidas pode agregar benefícios à saúde. É o caso do vinho, por exemplo, que no período de inverno costuma ganhar mais evidência. Assim, antecipando-se às baixas temperaturas, a i9 Academia dedica este mês de abril para falar sobre a Dose Certa.

Incluída nas diretrizes do i9 elements, a ingestão responsável de álcool é um dos fatores determinantes para a longevidade. Tanto que algumas pesquisas indicam que bebedores moderados e regulares vivem mais do que os abstêmios. Não é preciso ressaltar que ambos os grupos, naturalmente, vivem mais do que bebedores compulsivos, certo?! Ou seja, na dose certa, aquele vinho tinto para acompanhar uma refeição ou happy hour com amigos e família, pode até garantir alguns anos a mais. O segredo, em linhas gerais, é não ultrapassar o consumo de uma ou duas taças ao dia, de acordo com o seu biótipo.

DOSE CERTA NO COPO E NA DIETA

Vale lembrar que, assim como qualquer alimento, o álcool é rico em açúcar e gordura. Por isso, mesmo que de forma despretensiosa, pode atrapalhar a dieta de quem busca melhores resultados na balança. Em excesso, a bebida diminui a força, a velocidade e as capacidades respiratória e muscular. Por outro lado, quando o consumo é bem administrado e de forma moderada, o controle da questão nutricional pode ser simples. Basta ter em mente que cada grama de álcool possui 7 calorias. Porém, esse valor é bem maior do que o carboidrato e a proteína, que fornecem 4 calorias por grama. Então, como exemplo, tenha em mente que cada copo de chope equivale a um pão francês. Outra curiosidade focada em calorias é a comparação entre leite e cerveja. Enquanto um copo de 300ml de leite possui cerca de 183 calorias, um copo de cerveja possui 123. O problema é que quase ninguém bebe apenas um copo de cerveja, não é mesmo?

Fique atento aos seus hábitos e invista na melhora de sua qualidade de vida. Para isso, conta com toda a equipe da i9 Academia!

Foto: iStock/FotoCuisinette

2 visualizações0 comentário
bottom of page