top of page
  • Foto do escritori9 Academia

Alimentação saudável passa pelo exercício do comedimento


Outubro chegou e, com ele, um novo elemento do nosso programa de longevidade saudável, o i9 elements. Neste mês, o Comedimento será o assunto que servirá de base para nossas atividades na academia. Assim, depois do Movimento, representado pelo exercício físico, é a vez de focarmos nossa atenção à alimentação. Há algum tempo comentamos aqui que comer com moderação pode ser algo subjetivo. No entanto, seguindo algumas dicas é possível transformar novas atitudes em hábitos. Comer mais lentamente, apreciando os sabores e texturas, é algo que ajuda a evitar excessos à mesa.

Segundo a ciência, nosso cérebro é “programado” para sentir fome por cerca de 20 minutos a partir do início de uma refeição. Quem come muito rápido, portanto, provavelmente vai acabar ingerindo mais comida do que o necessário. Outra dica é seguir a “Regra dos 80%” observada por alguns dos povos mais longevos do planeta. Em vez de sair da mesa de barriga cheia, o segredo é parar de comer quando se sentir 80% satisfeito. Com isso, evitando-se a expansão do estômago a cada refeição.

Experimente estas dicas para aumentar a saciedade e melhorar sua alimentação

E aí, você topa este desafio? Para quem quiser tentar reduzir o consumo de alimentos em grandes quantidades sem ficar sentindo fome logo depois de uma refeição, temos uma dica. É possível aumentar a sensação de saciedade investindo em ingredientes como óleo de coco, azeite (sem exageros), vinagre de maçã e fibras. As nozes (como já falamos aqui no blog) também funcionam como aliadas.

Para ter uma vida mais saudável e longeva, conte com a i9 Academia!

Foto: iStock/golubovy

3 visualizações0 comentário
bottom of page