top of page
  • Foto do escritori9 Academia

Respiração correta: perceba a importância dela em suas atividades físicas


Embora muitos não saibam, durante a atividade física, a respiração também tem ligação direta com o bom desempenho do corpo. É por meio dela que se melhora  a oxigenação cerebral e inclusive a muscular. “Respirar correta e conscientemente amplia o seu condicionamento e aumenta a capacidade de continuar seu exercício de forma mais tranquila”, explica a instrutora de yoga da i9 Academia, Gabriela Behs.

De modo geral, entende-se por respiração adequada a máxima de inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Contudo, quanto mais intensa a atividade física, maior a necessidade de oxigenação e a dificuldade de respirar somente pelo nariz. Por essa razão, muitas pessoas acabam julgando ser fundamental respirar pela boca. Apesar de parecer ampliar a entrada de ar aos pulmões, a atitude costuma piorar a condição física do organismo. Não respirar corretamente pode elevar a pressão arterial e aumentar o esforço necessário ao coração para bombear o sangue. Além disso, gera chances de desestabilizar o corpo mais facilmente durante a prática do exercício. Isso porque o diafragma é um dos principais músculos envolvidos tanto no processo de respiração quanto no de estabilização do core. Ou seja, dos músculos do centro do corpo.

BENEFÍCIOS DA RESPIRAÇÃO DURANTE O EXERCÍCIO FÍSICO

Além de promover sensação de relaxamento, respirar corretamente auxilia na redução da ansiedade e da tensão dos músculos respiratórios. Também ajuda a manter a postura adequada durante o exercício físico. No entanto, não há um modelo padrão de respiração para a prática de atividades em geral. Assim, o que deverá determinar a forma de respirar é a intensidade e o objetivo do treino. Por exemplo, na musculação recomenda-se que a expiração seja feita pela boca no momento do esforço. Já a inspiração deve ser combinada com o momento de descanso ou de retorno do movimento.

Na prática de yoga, a respiração é o caminho correto para execução das asanas (posturas). “Através da respiração você ativa a concentração, mantendo o foco e a mente voltados a ti mesmo, o que trás uma sensação de bem-estar, permitindo que você ative mais o alongamento, evoluindo assim, em sua prática de yoga”, destaca Gabriela. Dessa forma, a yoga pode ser um ótimo complemento para os treinos. Além disso, na sala de musculação, você sempre pode tirar suas dúvidas com os professores da i9 Academia.

Foto: iStock/gpointstudio

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page