top of page
  • Foto do escritorProf. Fabiano Siqueira

Trilha Sonora da Vida!

Eu sou uma daquelas pessoas movidas por música! Elas, são minhas companheiras desde que me entendo por gente. Desde a época do antigo vinil, passando pelas fitas K7 até chegar no Spotify.


Fiquei pensando que nós, seres humanos, temos muito em comum com as músicas. As vezes conversamos com alguém por cinco minutos e parece que já somos amigos de longa data. Assim como uma música que ouvimos pela primeira vez e a melodia nos parece tão familiar que gostamos logo de cara.


Músicas são feitas para serem ouvidas e sentidas. Não por acaso, ouvir e sentir são ações fundamentais para exercer a empatia que, diga-se de passagem, assim como músicas boas, infelizmente está cada vez mais rara nos dias de hoje.


Tem um estilo de música que combina melhor com os nossos diversos estados de espírito. Assim também são as companhias. E há também aquelas músicas que precisamos escutar sozinhos. É como ouvir a nossa voz interior, ouvir a voz do nosso coração.

Tem vezes que quanto mais alto o volume melhor, mas há aquelas horas em que ouvir o som baixinho torna um momento mágico, perfeito.


As canções são como máquina do tempo. Elas nos fazem viajar ao passado e muitas vezes nos inspiram para cenários futuros.


Ouvir um flashback é como reencontrarmos um amigo que não víamos a muito tempo. É como relembrar histórias com velhos colegas do colégio, da faculdade, da rua aonde morávamos.


Mas, há também os sons futuristas, as batidas eletrônicas impregnadas de uma infinidade de artifícios tecnológicos que nos remetem a um cenário de filme de ficção científica. O que é muito bacana, pois é como conhecer gente nova e partilhar do universo das gerações que estão chegando nesta imensa pista de dança que é o nosso planeta.


Música boa não tem idade. Isto também vale para as pessoas. Algumas, aos 80 estão mais atuais e relevantes do que nunca.


Existem também aquelas músicas que fazem um sucesso relâmpago e logo somem. Alguém aí já conheceu pessoas assim?


Música é feita de letra e melodia. Pessoas são feitas de coração e razão. A letra é a razão e a melodia o coração. Muitas vezes nem entendemos a razão, mas o coração bate mais forte.

Falando em coração, a música marca momentos especiais da nossa vida. A nossa jornada aqui, pode ser comparada com uma viagem. Pegar a estrada é sempre mais divertido quando temos uma playlist para nos acompanhar.


Quando fazemos uma seleção de músicas, colocamos as nossas preferidas, aquelas que cantarolamos junto, aquelas que nos emocionam, que nos inspiram, que nos alegram ou que nos fazem amenizar a saudade.

Espero, que a nossa viagem pela vida seja bem longa e que tenhamos uma bela trilha sonora composta por pessoas que, assim como as músicas, tornam cada momento único e especial.

126 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page