top of page
  • Foto do escritori9 Academia

Yoga e Respiração

Atualizado: 1 de out. de 2020




A nossa primeira e última experiência nesse mundo está relacionada à Respiração, esse ato aparentemente tão simples, automático e quase despercebido que nos mantém vivos até agora. Já parou pra refletir sobre isso?!


Não precisamos pensar para respirar, nosso sistema respiratório faz todo o seu trabalho por conta própria. Quanta inteligência, né?


Mas você já deve ter ouvido aquela expressão "respira e conta até 10 antes de...", não é? Geralmente estamos com nossa consciência, estado de humor e, consequentemente, nossa capacidade de discernimento comprometidos para sermos alvo dessa dica.

Então, já foi possível perceber como ela - a respiração - pode oscilar de acordo com o nosso estado emocional.

Há séculos, os yogues (termo que refere-se aos praticantes de Yoga) usam o controle da respiração para promover a concentração e melhorar a vitalidade através das técnicas de "pranayama" — palavra em sânscrito que significa controle e expansão (ayama) da energia vital (prana). Pranayama é um dos oito pilares que regem a filosofia do Yoga.



Alguns estudos científicos já perceberam que regiões do cérebro ligadas à emoção, atenção e consciência corporal são ativadas quando prestamos atenção à nossa respiração. 

Dentre os benefícios, as práticas respiratórias podem ajudar a reduzir os sintomas associados à ansiedade, insônia, transtorno de estresse pós-traumático, depressão e transtorno de déficit de atenção.


Alguns exercícios que auxiliam na conscientização e controle do fluxo respiratório são bem acessíveis para quem nunca fez. Considero uma "porta de entrada" para o campo do autoconhecimento e consequente autodomínio. O início de toda prática de yoga, seja ela física (Hatha) ou meditativa (Raja) requer a atenção focada no fluxo respiratório. 

O que torna essa ação tão especial é a possibilidade de incluí-la na nossa rotina, com apenas alguns minutos por dia você já notará uma mudança no seu padrão psicofísico. Aos poucos vai passando a fazer parte, e até virando prioridade, do nosso dia!

Mas, como começar?

Bom, vamos lá:

Em um primeiro momento, sente-se confortavelmente com a coluna alinhada.

Feche seus olhos e faça algumas respirações suaves e profundas pelas narinas.

Deixe o ar preencher seus pulmões.

Pode direcionar a respiração para o abdômen, inflando a barriga e esvaziando em seguida. 

Concentre-se nesse movimento e no som, ainda que suave, produzido pela sua própria respiração. Dessa forma, já é possível iniciar o que chamamos nas práticas de yoga de Respiração Consciente.


A "chave" de todos os exercícios respiratórios é voltar a atenção para o fluxo de ar, entrando e saindo, todas as vezes que um pensamento surgir, sem conflito, só prestando a atenção ao ar entrando e saindo.


O que acontece então é uma mudança de foco. A atenção antes voltada para o mundo externo, cheio de estímulos sensoriais que agitam a mente, muda para a percepção de nosso mundo interno e, consequentemente, para a respiração, na qual raramente prestamos atenção. Assim, a ansiedade vai sendo abandonada aos poucos. A respiração é a porta de entrada para a meditação - um estado de consciência onde estamos totalmente presentes, receptivos, onde não há tensão e tampouco amortecimento. Um estágio de quietude e contentamento alcançado através da prática disciplinada, que sacia nossa busca por aquilo que nos preencha verdadeiramente!

Uma ótima técnica de respiração que ajuda a manter a mente calma, alegre e em paz é o pranayama conhecido como Nadi Shodana. Feito apenas algumas vezes por dia é ótimo para desestressar a mente, liberar a tensão acumulada e a fadiga. Essa técnica de respiração ajuda a limpar os canais de energia bloqueados no corpo, que por sua vez acalmam a mente.

(nadi = canal de energia sutil; shodan = limpeza, purificação; pranayama = técnica de respiração)


Vamos experimentar? Entre em contato comigo.

(Carolina Willrich - instrutora de Hatha Yoga)

@carol_willrich

bottom of page