top of page
  • Foto do escritori9 Academia

Avaliação física e bioimpedância: saiba qual a importância deste acompanhamento


Conforme o inverno vai passando e o verão começa a se tornar mais próximo, a forma física costuma despertar maior atenção e cuidado entre as pessoas. Mas o que leva alguém a iniciar a prática de exercícios físicos? Perder peso, ganhar massa muscular, melhorar a saúde, o bem-estar, a qualidade de vida. Esses estão entre os principais agentes motivadores. Para quem não está acostumado a fazer estas atividades, os primeiros resultados positivos são facilmente percebidos. No entanto, atingir o verdadeiro foco estabelecido exige um pouco mais de paciência e comprometimento. Para além da vontade de investir em mudanças é muito importante certificar-se de suas condições antes de começar um exercício. Por meio de uma avaliação física e do teste de bioimpedância é possível saber o estado atual do seu condicionamento físico e composição corporal. Essa combinação ajuda a garantir treinos com mais eficiência e resultados. Descubra por quê:

DIFERENÇAS ENTRE AVALIAÇÃO FÍSICA E BIOIMPEDÂNCIA

Uma avaliação física padrão pode analisar sua postura, medidas, flexibilidade e resistência, por exemplo. A partir de testes práticos, o educador físico terá embasamento inicial para indicar os tipos de exercícios, cargas e quantidade de séries mais recomendados. Tudo de acordo com as metas estabelecidas por cada um. Por sua vez, a bioimpedância é capaz de “escanear” o corpo todo e fazer um diagnóstico muito preciso da sua composição. Percentual de gordura, massa magra e líquidos são medidos com exatidão e, assim, permitem a criação de um treino personalizado. A partir dela, os exercícios prescritos não só estarão direcionados a suas condições, mas também de acordo com as suas necessidades mais reais.


COMO FUNCIONA A BIOIMPEDÂNCIA

A balança especial para bioimpedância foi incluída entre as novidades oferecidas pela i9 Academia no ano de 2017. Para realizar o procedimento é muito simples. Descalça, a pessoa sobe na balança e segura duas barras. Em seguida uma leve corrente elétrica com sensação imperceptível passará pelo corpo. Além do peso, a balança medirá percentuais de água, gordura e massa magra. Os resultados podem ser impressos e também são enviados por e-mail após a avaliação.

Fotos: 1. iStock/demaerre  | 2. InBody / Divulgação

Para saber mais, entre em contato com a i9!

20 visualizações0 comentário
bottom of page