top of page
  • Foto do escritori9 Academia

Como você prefere praticar atividades físicas: sozinho ou em grupo?


Seja em grupo ou de forma individual, praticar atividades físicas regularmente traz muitos benefícios à saúde. Geralmente, quem treina sozinho destaca a concentração no exercício e a autossuperação como pontos positivos. Porém, estudos científicos revelam que as maiores vantagens para a saúde física e mental vêm das práticas desenvolvidas em equipe. Ou seja, dos grupos de corrida, de ciclismo e das diversas modalidades que abrangem as aulas coletivas, por exemplo. Especialmente porque o convívio social saudável atua de forma positiva contra os efeitos das diversas questões enfrentadas no cotidiano. Assim, ajudam tanto a manter o corpo em forma quanto a combater o estresse, a depressão e demais problemas emocionais.

5 MOTIVOS PARA REALIZAR ATIVIDADES FÍSICAS EM GRUPO

Motivação

Quando se pratica treinos em grupo a motivação é certa e garantida. Dessa forma, para além das atividades físicas, aquele período vira um momento de encontro e descontração com seus amigos. Assim, é possível sempre ter alguém para ajudar a não deixar que a preguiça vença seu principal compromisso com a sua saúde.

Competição

De forma sadia, você e seus amigos podem estabelecer uma disputa nos exercícios para garantir ainda mais motivação. Quem frequenta mais a academia, participa de mais aulas, percorre maiores distâncias ou adquire mais resistência? Basta lançar o desafio que melhor se enquadrar em suas necessidades ou preferências.

Seu dia mais leve

Estar com os amigos também é uma forma de investir em bem-estar. Sem contar que é importante estender seu convívio para pessoas que vão além dos ambientes familiar e profissional. Ampliar sua rede de contatos pode inclusive contribuir para deixar seus dias mais leves.

Superação

Nem sempre é fácil vencer aquela série ou atividade incluída em seu circuito. Porém, estando em grupo, dificilmente você irá desanimar ou desistir no meio do caminho. Assim, acompanhar os amigos até o fim das atividades físicas faz parte de suas metas e objetivos.

Comprometimento

Quando se pratica alguma modalidade em grupo o seu comprometimento com as outras pessoas não o deixa faltar ao compromisso. Dessa forma é mais fácil manter a regularidade em suas atividades físicas.

PARA NÃO DEIXAR DE TREINAR, MESMO SOZINHO

Algumas vezes é mais difícil encontrar um horário em que todos tenham disponibilidade para treinar. Assim, é importante focar no comprometimento com você mesmo. Com sua saúde e qualidade de vida. Então, escolha um momento do seu dia que seja mais fácil incluir as atividades físicas em sua rotina.

Aproveite seus exercícios individuais para elevar sua concentração ao máximo. Peça ajuda ao professor para observar seus movimentos ou ouça uma música que lhe dê mais motivação. Quem sabe assim você até consiga otimizar suas atividades. Além disso, ter mais tempo com você mesmo também é ótimo. Aproveite para organizar seus pensamentos e planejar suas atividades diárias.

Foto: Wagner Cezar / Divulgação

16 visualizações0 comentário
bottom of page