top of page
  • Foto do escritori9 Academia

Descubra seus pontos fortes: uma dica de leitura para este fim de ano


Encontrar um Propósito para viver mais e melhor passa também pelo fato de conhecer seus próprios talentos. Por isso, compartilhamos uma dica de leitura capaz de contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Em Descubra seus pontos fortes, Marcus Buckingham e Donald O. Clifton propõem uma simples mudança de foco. Em vez de ficar preso a suas fraquezas, que tal praticar e refinar seus pontos fortes? A recomendação dos autores é a de que se deve usar sua energia para aprimorar aquilo que você já faz bem. Para então poder fazer ainda melhor. Esse, conforme Buckingham e Clifton, é o segredo para que uma pessoa se torne mais competente, produtiva e feliz. No entanto, guiado pela crença de que bom é oposto de mau, o ser humano insiste numa fixação por culpa e fracasso. Dessa forma, alimenta situações de neurose, mania, perfeccionismo e depressão.

Como resultado, a linguagem dos pontos fortes acaba sendo limitada em seu cotidiano. Afinal, segundo os autores, as pessoas gastam mais tempo com aquilo que não sabem fazer bem e investem pouco ou nenhum tempo no que fazem melhor. A partir de uma pesquisa com 2 milhões de pessoas, Buckingham e Clifton identificaram que o ser humano possui 34 áreas de atuação. Cada uma delas é referenciada no livro, que também acompanha um código para a realização de um teste online. Com essa avaliação é possível identificar suas 5 áreas dominantes e definir seu perfil de talentos.

CONHEÇA A FÓRMULA DOS PONTOS FORTES


A partir dos resultados do teste, os autores sugerem que você adote duas premissas. Primeira: tenha consciência de que você tem talentos únicos e duradouros. Segunda: você pode progredir muito mais se aprimorar seus pontos fortes. Ou seja, para eles, o segredo do sucesso está em construir sua carreira e vida pessoal ao redor de seus talentos. Já em relação aos pontos fracos, Buckingham e Clifton recomendam: aprenda a administrá-los.

Para continuar em sua busca, os autores consideram importante conhecer a seguinte fórmula: pontos fortes = talento + conhecimento + técnica. Para Buckingham e Clifton, talento é uma facilidade natural que você tem. Conhecimento é o que você aprende dos outros. E técnica é a maneira como você faz. Olhando para a fórmula, o segredo está em aprimorar seus talentos, adquirindo conhecimentos e técnicas que vêm dos outros.

COMO LIDAR COM O QUE VOCÊ NÃO FAZ BEM

Conforme o livro, a regra número um é: para ser excelente, você não precisa ter pontos fortes em todos os aspectos de sua função. Assim:

1. Identifique seus talentos mais poderosos e direcione seu foco a eles. 2. Tente melhorar um pouco mais os seus pontos fracos, mas concentre suas principais energias em seus talentos. 3. Se una a alguém que complemente os seus pontos fracos. Faça um ganha-ganha. 4. Pare e pergunte-se: eu realmente preciso estar fazendo esta atividade em que não atuo bem? Se for possível, negocie, delegue-a a alguém que faça melhor.

COMO EXPLORAR SEUS TALENTOS

Normalmente os talentos estão escondidos dentro das reações naturais das pessoas e, por isso, são mais difíceis de detectar. Dessa forma, você precisa dedicar um olhar de maneira diferente para si, ver você mesmo com os outros veem. Afinal, seus talentos são a chave de seus pontos fortes. Para isso, tente seguir estes passos:

1. Como você reage aos seus desafios? A forma com que você reage revela muito sobre você.

2. Quando você está diante de uma escolha, qual costuma ser sua tendência? Suas decisões refletem sempre a suas preferências.

3. Olhe para o que você é melhor. Pergunte a você mesmo: o que eu estudei e fui capaz de aprender mais rápido? Se você domina algo em tempo recorde, aí está uma boa chance do seu talento natural estar chamando por você.

4. O que você faz no seu trabalho que lhe dá mais prazer? Esta é mais uma pista para descobrir seu talento.

Foto: iStock/Mark_Hubskyi

7 visualizações0 comentário
bottom of page