Eles seguem como queridinhos do mundo fitness, especialmente pela sensação de independência que garantem aos treinos. Assim, muitos exercícios livres substituem aparelhos, halteres, elásticos e demais acessórios de ginástica pelo peso do próprio corpo. É o caso do HIIT e do Core 360°, por exemplo.
Essas duas modalidades fogem do padrão de atividades físicas repetitivas para propor circuitos individuais e em grupo. Assim promovem a diversificação dos treinos, os quais passam a ter dinâmicas mais desafiadoras. Além disso, os exercícios são focados em tornar o corpo mais inteligente. Conforme o instrutor da i9 Academia, Cristian Becker, trata-se do movimento com propósito.
MOVIMENTE SEU CORPO
O Core 360° envolve nove pilares na construção da sessão coletiva de treino. São eles: preparação de movimento, treinamento do core, potência, regeneração, prevenção de lesão, agilidade e velocidade, preparo muscular, tarefas de transferência e desenvolvimento dos sistemas energéticos (DSE).
Por sua vez, o HIIT, em sua essência, possui particularidades especiais a serem consideradas. Nesta aula de 30 minutos são praticados movimentos cíclicos e acíclicos. Os esforços contêm variações de 5 segundos até 8 minutos, entre curtos intervalos de descanso. Esses períodos são proporcionais à intensidade e à progressão específica da turma.
Apesar de utilizar fitas suspensas, o TRX também é considerado como treinamento funcional. Especialmente porque, sua essência é basear os exercícios no peso do próprio corpo do praticante. Durante a aula é possível praticar uma ampla série de exercícios, como abdominal, prancha, agachamento, flexão, remada, supino e vários outros.
Partindo do mesmo conceito, estas três aulas proporcionam diversos benefícios à saúde e ao corpo. Com movimentos naturais, promovem alto gasto energético durante o treinamento. Após o exercício também geram um consumo bastante alto de oxigênio (Epoc). Então, desafie-se, faça uma aula experimental na i9 Academia e escolha sua aula preferida.
Kommentare