top of page
  • Foto do escritori9 Academia

Férias sem culpa: dicas para manter a boa forma no verão


Mesmo para quem buscou manter-se em forma ao longo do ano, o período de férias vem acompanhado de algumas dúvidas. Será possível sair da rotina e não perder (ou ganhar) tudo o que se conquistou durante os treinos físicos do ano? Quem fala sobre o assunto é o educador físico e personal trainer da i9 Academia, Ricardo Fantoni.

Segundo ele, ter um período de descanso também é importante. Assim, o corpo pode se recuperar daquela rotina mais intensa e extenuante de fim de ano. Ao mesmo tempo, é aconselhável manter alguma atividade física, mesmo durante as férias. “A ideia é gerar um gasto calórico diário e manter o metabolismo acelerado”, explica. Conforme Ricardo, uma das boas opções para esses períodos são caminhadas e corridas. Elas podem ser feitas em diversos lugares e horários, aproveitando o clima e a paisagem do seu destino de viagem. “Uma dica é alternar períodos de caminhadas com períodos de corrida, durante 30 a 60 minutos”, recomenda. Em relação à frequência, a dica é praticar as atividades físicas de 3 a 4 vezes na semana.

PARA SEGUIR EM QUALQUER LUGAR

Além dos exercícios, algumas atitudes simples também podem ser facilmente adaptadas às férias, onde quer que você esteja. Entre elas está a hidratação. Tomar água com frequência é um hábito fundamental para a saúde. Então, mantenha sempre uma garrafinha por perto. Em seus deslocamentos, tente deixar o carro de lado e invista em caminhadas, corridas ou pedaladas. A troca representam uma ótima oportunidade para preservar a boa forma e se manter em atividade nas férias! Você também pode substituir o elevador e a escada rolante pelos degraus de uma escada convencional. Assim, estará fazendo um grande favor para seu sistema cardiorrespiratório!

INVISTA NO “TEMA DE CASA” E MANTENHA A BOA FORMA NAS FÉRIAS

Para não perder totalmente o ritmo, peça ao seu educador físico a indicação de um pequeno circuito de exercícios. O importante é que as atividades não dependam de equipamentos e possam ser executadas ao ar livre, para facilitar. Na i9 Academia você pode receber orientações e um miniprograma especial, desenvolvido de acordo com seu estágio de treinamento. Aos nossos leitores do blog, o Ricardo também destaca algumas dicas de circuito.

– Polichinelos

– Agachamentos livres

– Prancha isométrica

– Abdominais no solo

– Saltos

“Você pode fazer o circuito durante 30 segundos e descansar 15 segundos, passando 3 vezes em cada exercício”, explica Ricardo. No entanto, antes de executar os movimentos, ele recomenda tirar todas as suas dúvidas com seu educador físico. Isso porque o seu treino deve sempre respeitar o seu biotipo físico e sua capacidade de treinamento. Outra questão importante ressaltada por Ricardo é nunca praticar exercícios em jejum.


Foto: iStock/Ridofranz

Acompanhe-nos nas redes sociais: Facebook e Instagram.

0 visualização0 comentário
bottom of page