top of page
  • Foto do escritori9 Academia

Ricos em antioxidantes, alimentos ajudam a combater os efeitos do tempo


Muitas pessoas procuram em pílulas e produtos de beleza o segredo para retardar o envelhecimento. Porém, especialistas apontam que a resposta para preservar a jovialidade está em alimentos que podem facilmente integrar suas refeições diárias. A conclusão veio de uma pesquisa que analisou os hábitos alimentares de centenários de diversas partes do mundo. Em comum, eles mantêm um alto consumo de frutas e verduras, baixo teor de gordura e a prática do comedimento.

De modo geral, a dieta antienvelhecimento é baseada em hortaliças, alimentos orgânicos e não processados, grãos e cereais. Todos eles possuem importantes substâncias no processo de nutrição celular e, assim, podem ativar a expressão genética de maneira saudável. Constituídos por diferentes elementos que ajudam a prevenir o envelhecimento, eles também são chamados de alimentos funcionais. Outro importante aliado desta dieta é o azeite extravirgem, que melhora a absorção das substâncias pelo organismo. Além disso, o óleo ajuda a diminuir o colesterol ruim e a aumentar o bom.

ALIMENTOS QUE PROMOVEM A SAÚDE E A LONGEVIDADE

Para driblar os efeitos da passagem do tempo, invista em alimentos ricos em antioxidantes e de baixas calorias. Assim, mantenha em sua lista de compras itens como Romã, uva, frutas vermelhas e cítricas, tomate e maçã. Por outro lado, tente deixar de fora os alimentos gordurosos, farinha branca e doces. Eles são os principais responsáveis por estimular a produção de radicais livres, que são os verdadeiros vilões do envelhecimento precoce. A seguir, veja outros alimentos importantes que podem ser incluídos em suas refeições diárias:

Batata doce

Ilustre ingrediente em dietas de emagrecimento, a batata doce é rica em fibras e antioxidantes. Por isso, além de combater o câncer, também é ótima para a saúde e a longevidade. Por se tratar de um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, ela libera glicose no sangue aos poucos, sem estimular a produção de insulina. Portanto, quem come batata doce demora mais para voltar a sentir fome.

Feijão

Segundo pesquisas, dietas ricas em feijão e leguminosas podem reduzir o risco de câncer de cólon e ataques do coração. Por serem ricos em flavonóides saudáveis e fibras, são alimentos que atuam como uma excelente fonte de proteína.

Grãos integrais

Os grãos integrais são importantes fontes de fibra e minerais. Além disso, possuem substâncias antioxidantes e contribuem para a redução do colesterol ruim.

Oleaginosas

Entre os segredos das pessoas mais longevas do mundo está o consumo de três nozes por dia. Conforme pesquisa da Harvard School of Public Health, comer nozes várias vezes ao dia reduz o risco de doença coronária.

Frutas e legumes

Seguir uma dieta rica em frutas e vegetais é fundamental para uma vida saudável. Por isso, o ideal é comer pelo menos dois vegetais em cada refeição. As frutas, por sua vez, podem ser consumidas como petiscos.

Vinho tinto

Já é consenso: um cálice por dia ajuda a prevenir doenças cardíacas. Afinal, o vinho tinto contém polifenóis que limpam as artérias e reduzem as chances de arterosclerose.

Tofu

Ao contrário do pão processado, o tofu fornece proteínas, minerais e aminoácidos. Com baixas calorias, ele é feito a partir dos grãos da soja e tem a textura de um queijo cremoso.

Lembre-se que toda dieta precisa ser acompanhada de outros bons hábitos. Afinal, para que os efeitos da boa alimentação sejam mais perceptíveis, é preciso investir em demais comportamentos saudáveis. Entre eles, não fumar, controlar o estresse, usar protetor solar e praticar atividades físicas frequentes. Para orientar e facilitar este processo na busca por melhores resultados, é fundamental contar com uma ajuda profissional. Por isso, de maneira especial neste 31 de agosto, Dia do Nutricionista, saudamos a todos aqueles que atuam em favor de um estilo de vida mais saudável, feliz e equilibrado.

Foto: istok/Milkos

3 visualizações0 comentário
bottom of page