Recentemente falamos sobre a importância da respiração correta para a prática de atividades físicas. Entre outras funções, esta atividade vital também ajuda a manter o equilíbrio e a postura durante os exercícios. Afinal, se manter uma posição adequada ao longo do dia é importante, na hora de treinar não poderia ser diferente. Você sabia que na maioria dos casos, as lesões são provenientes de um posicionamento incorreto durante a execução da atividade? Portanto, fique ligado:
COMO MANTER A POSTURA…
Na musculação:
– quando iniciar um exercício novo, solicite a supervisão de um instrutor; – fique atendo à amplitude e velocidade dos movimentos; – pesos livres exigem maior consciência e controle corporal. Aumente a carga de acordo com sua condição.
Na esteira:
– centralize seu corpo no aparelho, sempre cuidando o posicionamento em relação ao painel.
– nas passadas, que devem ser completas, sempre apoie primeiro o calcanhar e só depois a ponta do pé. Isso ajuda a distribuir o peso do corpo sem pesar nas articulações.
Na bicicleta:
– a altura do banco é importante para uma postura correta e deve permitir um alinhamento entre a flexão do joelho e o posicionamento do quadril.
No leg press:
– não coloque as mãos nos joelhos. Utilize os apoiadores das laterais para que a lombar fique encostada no assento. – não deixe que a lombar vá para frente durante o movimento.
Durante o agachamento:
– afaste os joelhos seguindo a mesma linha de seus ombros. – mantenha a coluna ereta e não olhe para baixo.
SINTA OS BENEFÍCIOS
Assim como a respiração correta ajuda a manter a postura do corpo, uma posição inadequada também interfere na livre circulação de ar pelos pulmões. Por isso, antes de iniciar qualquer exercício físico faça um aquecimento para estimular a circulação do corpo. “Acordar” braços e pernas ajuda a melhorar sua consciência corporal. Dessa forma é possível melhorar o alinhamento das articulações, minimizando a sobrecarga e o estresse mecânico. Além disso, a boa postura permite a eficiência máxima no movimento.
Comentarios